Apresentação


Nosso Grupo de Estudos Discurso & Gramática – UFF foi criado em 1997 pela iniciativa dos professores Mariangela Rios de Oliveira, Sebastião Josué Votre, Jussara Abraçado e Vanda Cardozo, reunidos em torno de pesquisas da língua portuguesa em perspectiva funcionalista, na linha de Givón, Hopper, Heine, Traugott, Bybee, entre outros. Desde o início de sua criação, o Grupo D&G – UFF vem se dedicando à investigação da morfossintaxe do português, como mudança e variabilidade linguística, ordenação de constituintes e sua motivação.
Com mais de 15 anos de funcionamento, o Grupo D&G – UFF, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e sob nossa liderança, tem atualmente como docentes também os professores Sebastião Josué Votre, Nilza Barrozo Dias e Ivo da Costa do Rosário, além de alunos de pós-graduação e de graduação do Instituto de Letras. Hoje interessa-nos mais especificamente a pesquisa do português na interface dos estudos funcionalistas e cognitivistas, vertente teórica nomeada "Usage-Based Linguistic", interpretada e assumida por todas as sedes do grupo como "Linguística Funcional Centrada no Uso". A abordagem da gramaticalização de construções tem sido um tema tratado com mais profundidade em nossos trabalhos. Nessa perspectiva,  investigações sobre padrões de uso, de unidades de forma e sentido convencionalizadas em contextos específicos, são temas das pesquisas que hoje nos interessam mais de perto, no desenvolvimento de projetos nacionais, teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica.
O Grupo D&G – UFF realiza suas pesquisas com fomento do CNPq, da Capes, da Faperj e da Proppi/UFF, na demonstração da avaliação positiva e meritória dos seus projetos e, principalmente, dos resultados alcançados na investigação dos usos do português. Esses resultados podem ser avaliados pela produção intelectual dos membros do D&G – UFF, por intermédio de consulta ao Lattes de cada um, do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e de uma série de eventos acadêmicos que temos organizado e muitos outros de que temos participado, tanto em nível nacional quanto internacional.
Esperamos que este blogue seja mais um espaço de divulgação e de troca de nossas experiências acadêmicas e produção intelectual. Desejamos, com esta página, dar conta de nossa atuação e produção, além de partilhar e discutir, com a comunidade acadêmica e demais interessados, os resultados de nossas pesquisas.
                                              
                                                 Mariangela Rios de Oliveira

Coordenadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário