Eventos


Seminário D&G 2016




 



Abordagens construcionais para variação e mudança linguística


Data: 04 a 07 de julho de 2016.
(dia 07 apenas reuniões internas ao Grupo)

Local: Prédio da Faculdade de Letras no Campus da Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ.







SEMINÁRIO
Os participantes inscritos na modalidade seminário receberão certificado equivalente a 10h de participação.


SEMINÁRIO + APRESENTAÇÃO DE PAINEL
Os participantes que desejarem apresentar trabalho na sessão de pôsteres deverão enviar o resumo em português ou em inglês paragrupodeg@gmail.com (com o título RESUMO), obedecendo às datas estipuladas no quadro apresentado anteriormente.
Os painéis devem ser feitos em inglês.

Para regras de submissão de resumos, clique aqui.


MINICURSO
O curso é voltado para alunos e professores de Pós-graduação em Linguística e áreas afins.
Pré-requisito: compreensão da língua inglesa e conhecimento básico de Gramática de Construções.

*Vagas limitadas



- As inscrições para ambas modalidades serão realizadas apenas pela internet.
- O pagamento será feito mediante transferência/depósito bancário. Os dados da conta podem ser encontrados na ficha a ser preenchida.
- As fichas de inscrição devidamente preenchidas junto com os comprovantes de pagamento deverão ser enviados para o emailgrupodeg@gmail.com, com o assunto INSCRIÇÃO.

- Haverá certificado para as três modalidades.  

- CLIQUE aqui PARA BAIXAR A FICHA.









DÚVIDAS OU OUTRAS INFORMAÇÕES, FAVOR PREENCHER O FORMULÁRIO DE CONTATO NO TOPO, À DIREITA DA PÁGINA.




Seminário D&G 2015

No período de 17 a 20 de novembro de 2015, foi realizada a VII edição internacional e XX edição nacional do Seminário do Grupo de Estudos de Discurso e Gramática.
O evento reuniu pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras, tais como UFF, UFRJ, UNESP, UFRN e UERN. Além disso, contou com a participação da professora Mirjam Fried, da Charles University in Prague.
O seminário consistiu de conferências, mesas-redondas, minicurso e apresentações de trabalho de alunos de pós-graduação.

Seminário D&G 2014


XIX SEMINÁRIO NACIONAL E VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO
GRUPO DE ESTUDOS DISCURSO & GRAMÁTICA

Discurso e Gramática em perspectiva construcional

25 a 28 de novembro de 2014
Universidade Federal Fluminense – Instituto de Letras
Campus Gragoatá – Blocos B e C – Niterói / RJ



           
O XIX Seminário do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, que se configura ainda como o VI Seminário Internacional do mesmo grupo, sediado atualmente na UFF, UFRJ e UFRN foi um sucesso.
Sob o título “Discurso & Gramática em perspectiva construcional”, o evento propôs a promover a divulgação e a discussão reflexiva acerca da tendência mais recente da pesquisa funcionalista que praticamos, voltada para a análise  do uso e da mudança linguística a partir do modelo construcionalista, em diálogo estreito com o modelo cognitivista.
No ano de 2014, contamos com a ilustre presença do prof. Nikolas Gisborne, da Universidade de Edimburgo, Escócia,  que participou do evento com um minicurso e uma conferência na UFF e ainda uma conferência na UFRJ. Como convidados nacionais de outros estados, recebemos os profs. Angélica Rodrigues (UNESP/Arar), Gisele Cássia Sousa e Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP/SJRP), Maria Angélica Furtado da Cunha e Edvaldo Bispo (D&G – UFRN). Do Rio de Janeiro, participaram os profs. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/FFP) e Nilza Barrozo Dias (UFF), além dos membros do D&G – UFRJ: Maria Maura Cezario, Karen Braga Alonso, Deise Moraes e Priscilla Mouta.
O evento foi organizado em torno de uma conferência, um minicurso, quatro mesas-redondas, apresentação de pôsteres, reuniões de trabalho dos pesquisadores do D&G e convidados, além do lançamento de livros de pesquisadores do D&G. Encerramos o evento com um coquetel de confraternização.


Comissão Organizadora

Seminário D&G 2013



Agradecemos a todos os participantes do Seminário D&G 2013. A comissão organizadora está de parabéns, todas as atividades receberam inúmeros participantes.




...................................................................................................................................................................

O Seminário D&G 2012 na UFRN foi um grande sucesso. Parabenizamos toda a comissão organizadora pelo trabalho primoroso. 



...................................................................................................................................

O I Simpósio do Grupo Discurso & Gramática D&G - UFF foi um sucesso. As discussões foram de extrema importância para aproximação da pesquisa funcionalista desenvolvida na UFF, UFRJ, UFMG, UFJF, Unesp, USP.  Trabalho relevante e promissor que culminará em publicação das perspectivas teórico-metodológicas que os pesquisadores têm desenvolvido em seus estudos. Este simpósio deu início  a um ciclo de encontros que tem como proposta refinar pressupostos e procedimentos das pesquisas desenvolvidas por diversos núcleos funcionalistas. Essa integração promissora só tem a contribuir com os estudos atuais.


------------------------------------------------------------------

A III Jornada de Estudos de Linguagem foi um sucesso! Leia a mensagem da coordenadora e do vice-coordenador da pós-graduação em estudos de linguagem da UFF.



"Prezados colegas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Ontem tivemos nossa III Jornada de Estudos de Linguagem. O evento foi muito bom, tanto em termos do público, durante todo o dia nas três mesas-redondas, quanto em termos do nível das apresentações e discussões.
Agradecemos, em nome da Coordenação, a todos vocês que participaram do evento, seja com sua presença e o incentivo a seus alunos, seja na tarefa de organização (e aqui agradeço especialmente à Eduardo, Luciana e Vanise).
Foi também fundamental para o sucesso do evento a atuação, na comissão organizadora, das pós-graduandas Ana Cláudia Teixeira e Monique Petin.
Grande abraço,
Mariangela e Xoán"



......................................................................................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário