Publicações

Adverbiais: aspectos gramaticais e pressões discursivas





    Organizado por Maria Maura Cezário e Mariangela Rios de Oliveira, a coletânea formada por pesquisas empreendidas pelo Grupo de Estudos Discurso & Gramática, em torno de projetos voltados para a ordenação, a polissemia e a gramaticalização de adverbiais numa abordagem histórica. A obra se distribui em duas grandes partes: a primeira, de natureza mais conceitual e teórica, em torno de um só capítulo, apresenta e discute o próprio conceito de advérbio; a segunda, de caráter empírico, é integrada por uma série de capítulos em torno de resultados de pesquisas específicas sobre adverbiais. Essa distribuição permite, portanto, que o leitor, após uma grande revisão e reflexão acerca da classe dos advérbios, de sua fluidez categorial e tendências de mudança gramatical, tenha acesso às pesquisas específicas sobre classe, com melhor aproveitamento das informações aí contidas.

Editora da EDUFF
Ano: 2012



barra

Manual de linguística

manual


     Este livro foi concebido para suprir as necessidades de alunos e professores nas salas de aula de linguística e de língua portuguesa em cursos de graduação em letras e em outras áreas, como fonoaudiologia e comunicação social.Nesse sentido, resolvemos juntar esforços para elaborar um manual que nos fornecesse meios mais eficazes de executar a difícil tarefa de introduzir informações básicas acerca de uma ciência que é inteiramente desconhecida para a imensa maioria dos estudantes brasileiros que ingressam em uma universidade, além de apresentar uma série de discussões acerca da natureza da linguagem que ajudarão na formação desses alunos no decorrer de sua graduação. E mais: pretendemos cumprir essa tarefa, buscando estimular o estudante a fazer reflexões sobre a natureza e o funcionamento da linguagem, através de uma abordagem instigante, convidando-o a se aprofundar em seus estudos no sentido de participar de projetos de iniciação científica e, em seguida, partir para a pós-graduação.
Editora: Contexto
Ano: 2008


barra


Funcionalismo e ensino de gramática
aaa

   Os autores fazem uma reflexão sobre o funcionalismo e suas possíveis aplicações ao ensino, acentuando que essa teoria linguística fornece um importante instrumental ao professor de língua portuguesa, em função de sua visão dinâmica de língua, que foca a criatividade do falante em adaptar suas produções lingüísticas aos
diferentes contextos de comunicação.livro aborda as estratégias de repetição lexical do português numa nova perspectiva lingüística em face dos estudos tradicionais dessa área, analisando a repetição como fonte inesgotável de novas proposições gramaticais.
Editora: EDUFRN
Ano: 2007



aaa



Gramaticalização





     No quadro dos estudos sobre variação linguística, esta obra se destaca por apresentar uma avaliação crítica da teoria da gramaticalização, que emergiu no contexto da linguística funcionalista de 1990, oferecendo exemplos, em deferentes sincronias, e trajetórias desse tipo de mudança no português do Brasil.

     O livro é constituído de um conjunto de analises referentes a alguns itens e construções do português sob o enfoque funcional, com ênfase nos processos de mudança por gramaticalização, propondo algumas reflexões teóricas e um conjunto de trajetórias de mudança relativamente regulares. Esta coletânea foi, portanto, concebida como uma análise de reflexões e achados sobre gramaticalização, com destinação privilegiada às pessoas interessadas na variação e mudança da língua em situação real de comunicação.
Editora: FACULDADE DE LETRAS/UFRJ
Ano: 2004
Apoio FAPERJ







Linguística funcional: teoria e prática


     Este livro constitui uma proposta inovadora no panorama dos estudos linguísticos no Brasil. Elaborado em linguagem acessível e clara, bem como apoiado em farta exemplificação do português em uso no Brasil, nas modalidades falada e escrita, Linguística funcional: teoria e prática é dedicado aos iniciantes no estudo dos aspectos funcionais do uso da linguagem, notadamente alunos de graduação e pós-graduação do curso de Letras, além de docentes de Língua Portuguesa. Trata-se de uma obra introdutória aos princípios básicos do funcionalismo, em sua vertente norte-americana. Como o título sugere, conjugam-se a exposição e a reflexão teóricas com a demonstração da aplicabilidade dos conceitos abordados. Essa conjugação confere-lhe caráter didático, tão necessário aos que dão seus primeiros passos no vasto campo da pesquisa linguística em nosso país.
Editora: DP&A
Ano: 2003
Apoio: FAPERJ







Repetição em diálogos: Análise funcional da conversação





     Este livro aborda as estratégias de repetição lexical do português numa nova perspectiva linguística em face dos estudos tradicionais dessa área, analisando a repetição como fonte inesgotável de novas proposições gramaticais.

     Valendo-se das contribuições da Análise da Conversação e do aparato teórico do Funcionalismo de base americana, a autora levanta, descreve e interpreta os processos de repetição verificados em diálogos, estabelecendo níveis hierárquicos e interrelacionais de organização de repetição atuantes na constituição do texto conversacional como um todo.

     Em Repetição em diálogos - análise funcional da conversação, estabelece-se a correlação repetição-regularização-gramática . O tratamento da repetição volta-se para sua produtividade e sistematização, na demonstração e análise de como este freqüente recurso da expressão linguística pode funcionar como um dos procedimentos básicos de configuração e organização da fala dialogada, ou seja, como um recurso gramatical.
Coleção: Ensaios - Pós-Graduação em Letras da UFF
Volume 9
Editora: EDUFF
Ano: 1998
Apoio FAPERJ






Gramaticalização no português do Brasil:
Uma abordagem funcional




     Este livro constitui uma contribuição valiosa para os que se interessam pelos fenômenos da mudança linguística. A abordagem teórica que o norteia fundamenta-se na corrente funcionalista de base americana, que tem como expoentes Givón, Thompson, Heine e Lakoff. Os fenômenos analisados dão conta da trajetória de mudança de itens léxicos, expressões e estruturas sintáticas em seus contextos de uso no português no Brasil, através do paradigma da gramaticalização. Os temas abordados convergem todos para fundamentar e ilustrar esse paradigma: transferência metafórica, mudança de classe gramatical, abstratização de sentido, regularização dentro da cláusula (marcadores) e regularização fora da cláusula (complementação verbal e serialização).
Editora: TEMPO BRASILEIRO
Ano: 1996
Iciciativa: Comissão de Pós-Graduação do Curso de Lingüística e Filologia / UFRJ
Apoio: CNPq



barra



Transitividade e seus contextos de uso

capa_d




     A transitividade tem sido investigada sob diferentes olhares teóricos, afiliados a correntes formalistas e funcionalistas. Neste livro, a ótica adotada é a funcionalista, tomando-se a língua como uma atividade social enraizada no uso cotidiano e condicionada por pressões advindas de situações de interação variadas, e a gramática como uma estrutura dinâmica e maleável, que emerge das situações cotidianas de interação.

     Com o objetivo de trazer a público, em uma linguagem clara e acessível, análises e reflexões a respeito da transitividade no português brasileiro, as autoras põem à disposição de leitores e leitoras iniciantes nos estudos de funcionalismo linguístico um conjunto de conceitos e perspectivas de análise relativos à transitividade, bem como propostas para a aplicação pratica desses conceitos e perspectivas, tendo como pano de fundo textos de natureza varia, produzidos nas modalidades oral e escrita da língua.

     Este livro trás contribuições advindas de duas vertentes funcionalistas, a linguística funcional norte-americana, representada, sobretudo, por Givón, Hopper, Thompson e Chafe, e a linguística sistêmico-funcional, cujo expoente é Halliday.
Editora: LUCERNA


barra



Corpus Discurso & Gramática - A língua falada e escrita na cidade de Natal

imagem_d



     O Corpus Discurso & Gramática – A língua falada e escrita na cidade de Natal, ora publicado pela Editora Universitária da UFRN, é uma obra de referência e uma fonte de dados singular, no contexto dos corpora ora disponíveis sobre a sincronia atual do português do Brasil. Sua singularidade se define pela gama de tipos textuais, pela comparabilidade, pela relevância, pelo estilo monologal e pelas faixas de escolaridade.
Editora: EDUFRN




barra



Procedimentos discursivos na fala de Natal - uma abordagem funcionalista

imagem_d




     Esta coletânea é fruto das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Discurso & Gramática – seção UFRN, coordenada pela professora Maria Angélica Furtado da Cunha e composto por mestres do Departamento de Letras, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e bolsistas de Iniciação Científica da UFRN.

     Trata-se de uma obra que reúne resultados da investigação do português em uso na cidade do Natal, no Rio Grande no Norte, com base em pressupostos teóricos do Funcionalismo Linguístico. Aqui sumariamente referidos, os trabalhos integrantes dessa obra constituem a síntese da base de pesquisa Análise funcionalista de procedimentos discursivos. 
Editora: EDUFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário