Quem Somos




DOCENTES


Mariangela Rios de Oliveira
Coordenadora









Professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e lidera o Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF. Atua também como editora da Revista Gragoatá, coordenadora do GT "Descrição do português" da ANPOLL e conselheira da Assel-Rio.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, gramaticalização, morfossintaxe do português e ensino.









Ivo da Costa do Rosário
Vice-coordenador














Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. É vice-líder do grupo de pesquisa Discurso & Gramática  (D&G) e é líder do grupo de pesquisa CCO (Conectivos e Conexão de Orações), ambos sediados na UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, morfossintaxe, articulação de cláusulas, conectivos.

Link para Lattes e Grupos de Pesquisa







702742a2-5dbd-487d-bb15-555fa1a55f70
Pesquisadora

Ana Beatriz Arena




Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisadora dos grupos de pesquisa Discurso e Gramática (D&G) e Conectivos e Conexões (CCO), ambos sediados na UFF. Aprovada em concurso público para atuar como professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora nos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular do Rio de Janeiro. Revisora dos Cadernos de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Tem interesse nas seguintes áreas: linguística funcional centrada no uso, construcionalização gramatical, morfossintaxe, especialmente no que diz respeito a elementos conectores.

Link para Lattes
  



ana claudia
Pesquisadora




Ana Cláudia Machado Teixeira




Possui graduação em Letras (Português e Literaturas) pela Universidade Veiga de Almeida, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). É mestra em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora em Estudos de linguagem, ênfase em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora adjunta de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF). É vice-líder do grupo de pesquisa CCO (Conectivos e Conexão de Orações), sediado na UFF. É pesquisadora, atuando nos grupos de pesquisa Discurso e Gramática (D&G), Gramática de Construções (UFU) e Linguagem em uso, cognição e gramática (UFF). Tem interesse nas seguintes áreas: funcionalismo centrado no uso, mudança construcional, construcionalização, morfossintaxe, articulação de cláusulas, juntores pragmáticos e sintáticos, produção textual.



Link para Lattes





Pesquisador

Marcos Luiz Wiedemer




Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Preto), e cursou ainda o doutorado sanduíche na Erfurt Universität (Erfurt-Alemanha), na área de Linguística, sob a orientação do Prof. Dr. Christian Lehmann. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciado em Letras-Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professor adjunto de linguística - 40 horas com dedicação exclusiva e Chefe do Departamento de Letras (gestão 2015-2017) da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) - São Gonçalo/RJ. Foi professor do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG) de 2011-2013; e editor-chefe da Revista Científica do CENSUPEG. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Sociedade" (UERJ), e membro (pesquisador) do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFF) e do Grupo de Pesquisas ?Grupo de Estudos Sociofuncionalistas? (UFMS). Membro do GT-Sociolinguística da ANPOLL. Atua na área de docência (graduação e pós-graduação) e pesquisa em língua portuguesa, linguística e metodologias. Possui publicações em anais de eventos nacionais e internacionais, e em periódicos especializados. Áreas de interesse: Sociolinguística/Dialetologia; Funcionalismo, Linguística Centrada no Uso; Gramática das Construções. Estudos das preposições. 



Link para Lattes





e5285473-b8a4-4ef3-9d87-c952bb5d51a4
Pesquisadora


Milena Torres de Aguiar





Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFF-UERJ), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestra em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora adjunta de língua portuguesa do Departamento de Letras da UERJ/FFP. É pesquisadora dos grupos de pesquisa Discurso e Gramática (D&G) e Conectivos e Conexões (CCO), ambos sediados na UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe e advérbios.

Link para Lattes




Monclar
Pesquisador
Monclar Guimarães Lopes















Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) e especialização em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira pela Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS). É mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF/GLC e da Fundação de Apoio à Escola Técnica Estadual (FAETEC). É pesquisador dos grupos de pesquisa Discurso e Gramática (D&G) e Conectivos e Conexões (CCO), ambos sediados na UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, gramática de construções, morfossintaxe, linguística textual e referenciação.

Link para Lattes









Pesquisadora



Rossana Alves Rocha










É professora de Língua Portuguesa e de Literatura do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Possui doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2016), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2011), pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2006) e graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/2004). É pesquisadora do grupo Discurso e Gramática (D&G-UFF) e do grupo Estudos em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura para Surdos. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, língua brasileira de sinais (LIBRAS), funcionalismo e construcionalização gramatical.


Link para Lattes







Pesquisador


Vinicius Maciel de Oliveira

















Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras: Português - Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Especialização em Língua Portuguesa pelo Instituto Liceu Literário Português, Mestrado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Funcionalismo e Mudança Linguística. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Link para Lattes







ESTUDANTES




Doutoranda



Flávia Saboya da Luz Rosa










Possui duas graduações em Letras, Bacharelado em Língua e Literatura Italiana (2009) e Licenciatura em Português-Francês (2014), pela Universidade Federal Fluminense, e Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é doutoranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisas na linha Teoria e Análise Linguística, e atua como revisora de textos no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Cecierj/Cederj.



Link para Lattes






Mestranda


Jaqueline Cristina Rocha Marcondes Azevedo






Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Fundação Educacional Rosemar Pimentel(2008) e especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense(2013). Atualmente é Professor Docente I da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Link para Lattes


3e4f2295-7df0-4117-a998-c762a3bc782c
Mestre

Jovana Mauricio Acosta de Oliveira







Possui graduação em Letras - Português/literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (bacharelado) e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(Faculdade de Educação- UFRJ). Foi aluna de iniciação científica e bolsista CNPQ, durante o período da graduação. Possui Especialização em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Participante do grupo D & G (Discurso e Gramática), na UFF, que tem por finalidade promover discussões e produzir trabalhos na área de Linguística Funcional.


Link para Lattes




Graduando



Lucas Diego Oliveira Serafim Rodrigues









Técnico em Edificações pela Escola Técnica Estadual Henrique Lage, graduando em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores - FFP/UERJ. Atualmente é pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ na área de Linguística. Membro estudante no Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF.


Link para lattes




Mestranda








Marianna Correa Siqueira do Nascimento











Possui graduação em Letras, habilitação Português-Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo concluído o curso em 2012. É especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Estudo de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Participa de eventos na área de linguística, com ênfase em sociolinguística, gramaticalização e funcionalismo. 

Link para Lattes









Mestranda






Monique Borges Ramos da Fonseca







Bolsista CNPq. Mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora do ensino fundamental e médio da prefeitur de Araruama - RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Link para Lattes 






Mestranda




Thaís Pedretti Lofeudo Marinho Fernandes









Graduada em Letras-Português/Literaturas da Faculdade de Letras da UFRJ. Mestranda em Estudos da Linguagem da UFF. Tem experiência na área de Linguística.



Link para Lattes




Doutorando




Tharlles Lopes Gervasio












Doutorando em Estudos de Língua pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Letras - Português/ Inglês e respectivas literaturas (Licenciatura), pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Possui graduação em Letras - Português/ Grego (Bacharelado), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do Conselho Editorial da Revista Gragoatá (com conceito Qualis A1), atuando, sobretudo, na área de revisão técnica. Tem boa experiência em Linguística e no ensino de Metodologias para a aprendizagem de línguas, assim como vivência nos ensinos público e privado.

Link para Lattes









Mestranda


Vânia Rosana Mattos Sambrana











Possui graduação em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Augusto Motta (1991). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em docência em Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa no ensino fundamental e médio. Cursou Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual na Universidade Federal Fluminense UFF(2013). Cursando pós-graduação em Estudos de Linguagem, nível Mestrado, área linguística, na Universidade Federal Fluminense - UFF (2015) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário